terça-feira, 21 de abril de 2020

Orientação: Partes de um artigo

Olá Pessoal..

Neste post faço alguns apontamentos sobre os Artigos Científicos: Suas partes, dicas de como escrever e vídeos sobre a Introdução e Referencial Teórico.

Artigo científico é o trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico aceito por uma comunidade de pesquisadores. Em geral, é uma produção curta que dificilmente ultrapassa 20 páginas.

O artigo científico é um modelo de trabalho muito importante em termos de conhecimento, já que aglutina muita informação e ideias novas de uma forma mais dinâmica e objetiva.


De modo bem geral os artigos podem ser de dois tipos:

a) Original ou divulgação (difusão): apresenta temas ou abordagens originais e podem ser, dentre outros exemplos, relatos de caso, comunicação ou notas prévias. 

b) Revisão: os artigos dessa modalidade analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas, com o intuito, de sintetizar ou sistematizar informações, afim de que estas fiquem mais precisas e compactas na transmissão de suas informações.

Existem diversos modelos (layouts) de artigos, isso depende muito de onde será publicado (revista, journal, site, etc ...). Mas, um modelo muito utilizado pode ser o seguinte:

Título e Subtítulo, Autores, Resumo, Abstract, Palavras Chaves, Introdução, Revisão da Bibliografia (ou Fundamentação teórica),  Metodologia, Resultados, Discussão, Considerações Finais e Referências. 

A seguir compartilho um vídeo que explica como fazer a INTRODUÇÃO:



Agora um vídeo que explica como fazer o referencial Teórico:


Leia os detalhes de cada parte de uma artigo: Clique aqui

Leia as10 dicas para lidar bem com a escrita de um bom artigo. Clique aqui

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Pré-Cálculo: Expressão numérica passo-a-passo

Olá Pessoal!


No vídeo a seguir, abordei a solução de uma expressão numérica completa (com vários operadores: soma, logaritmos, exponencial, ...). É o tipo de expressão que aparece cotidianamente no cálculo.

Relembro que os vídeos são ótimos recurso metodológicos que empregam a tecnologia. Passei algumas dicas nas postagens anteriores. 

Obs.: Este vídeo foi gravado pelo celular usando apenas papel e canetas como recursos.

Veja o vídeo:




Pré-Cálculo: Emulador da calculadora

Olá Pessoal!

A calculadora científica é uma ótima ferramenta tecnológica para o ensino. Ela é muito utilizada nas aulas de cálculos.

Em algumas situações precisamos da versão digital das calculadoras, como exemplo, gravar vídeos, para isso existem os emuladores.

Fiz um vídeo utilizando um ótimo emulador da Calculadora Cássio fx-82MS, seguem o arquivo para download

>> Clique aqui <<

Assista o vídeo gravado com esse emulador:


quarta-feira, 15 de abril de 2020

NTICs - aula 6: Gravando exercícios respondidos à mão!

Olá Pessoal!

Nesta aula darei algumas dicas de como gravar um vídeos simples e rápido, com resolução de exercícios de matemática (ou física).

 Gravar uma videoaula resolvendo exercícios de matemática não é uma tarefa simples, pela dificuldade de digitar números, símbolos, equações, funções ou mesmo desenhar gráficos. Existem editores de fórmulas, porém é muito trabalhoso fazer o passo a passo numa apresentação! 

Diante do exposto, é interessante gravar a resolução feita à mão. Isso pode ser feito usando o próprio celular como câmera, canetas, papel e criatividade. Veja no final deste post um exemplo de vídeo com todas as dicas.

O vídeo feito desta forma não ficará com uma aparência profissional, mas sem dúvida é um ótima ferramenta, principalmente, nesta época de Pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Atenção: Usei o suporte articulado, que é fixado à mesa, veja na figura abaixo:



Confira o vídeo:




Dicas extras:
  1. Evite vídeos longos, sugiro de até 10 min. (Prefira 3 vídeos de 10 min a um de 30 min)
  2. Você pode usar um editor de vídeos para melhorar a aparência!
  3. Use um compactador de vídeos, para diminuir o seu tamanho final! (Opcional)
  4. Compartilhe os vídeos pelas redes sociais ou post no youtube!



NTICs - aula 5: Gravando a tela do celular

Olá Pessoal!

Nesta aula farei alguns apontamentos de como gravar a tela do celular!

Isso pode ser útil para diversos fins, como exemplos, gravar uma videoaula sobre um aplicativo do celular, aula de qualquer conteúdo usando uma apresentação online para celular, comentar sobre alguma reportagem interessante ou mesmo gravar informações interessantes (solte sua imaginação).

Existem diversos aplicativos que gravam a tela do celular, alguns pagos outros gratuito, uns bons outros ruins, vale a pena pesquisar no google ou youtube sobre os melhores.

Neste post faço breves considerações a respeito do Mobi Recorder, que pode ser baixado na Play Store*, veja seu ícone na figura abaixo.

Ícone do Mobi Recorder


 O Mobi recorder é um gravador de tela (testei para celular) estável que você pode usar para gravar aulas com som (de maneira rápida e simples), capturar imagens e editar vídeos ou fotos com música, filtro, efeitos e legendas.  

 Ele fornece diversos recursos especiais de edição para ajudar você a criar videoaula, o aplicativo captura sua voz (áudio externo) simultaneamente com o que passa na tela do celular  

Atividade desenvolvida:

No Whatsapp, em um grupo de discussão sobre NTICs na educação, a pedido de um dos participantes, criei um tutorial de como gravar videoaula pelo Google Meet (tutorial simples e rápido com fotos e vídeos, para resolver a vida do participante).


Depois do tutorial criado, pensei: Alguém fora do grupo pode precisar destas informações, posso alcançar mais pessoas?


Então, decidi criar um vídeo sobre o roteiro... Para isso, gravei a tela do celular com o MOBI RECORDER! Legal né?

Assista o vídeo abaixo, para ver como ficou o produto final.



 * Play Store é o aplicativo oficial do Google que oferece acesso a todo o repositório de aplicativos do sistema Android

terça-feira, 14 de abril de 2020

NTICs - aula 4: Gravando videoaulas!

Olá pessoal... 

Nesta aula vamos falar um pouco de como gravar vídeo aulas!


Em diversas ocasiões gostaríamos de incrementar a aula gravando vídeos para aulas, tirar dúvidas, resolver exercícios e até mesmo mostrar como usar um software.




Para alcançar estes objetivos existe uma infinidade de programas disponíveis em toda a internet que oferecem serviços de captura de imagem em seu computador.

Um recurso muito útil é o Gravador de Tela nativo do Windows 10. 

Ele foi pensado para gravar partidas de vídeo-game, apesar do foco nos games, o recurso de captura do Windows pode ser usado em basicamente qualquer janela aberta em sua área de trabalho. 

O processo de gravação é extremamente simples, conta com suporte para atalhos e é personalizável. Enfim, passa longe de um bicho de sete cabeças e você aprende a usá-lo agora.

Fiz um vídeo usando o próprio recurso, assistam:


Até a próxima!

segunda-feira, 13 de abril de 2020

NTICs - aula 3: Google Meet

Olá Pessoal!

Nesta aula aprenderemos a utilizar uma ótima ferramenta gratuita para web-conferências: O Google Meet ou Hangouts Meet, por meio do e-mail institucional: seunome@mail.uft.edu.br

Em suma: O Meet é um programa de videochamadas bem direto, com interface parecida com a do Google Duo - com visual limpo, agenda de reuniões e um campo para inserir link de convite. 

Como visto no post anterior, para acessar o Google Meet é necessário ter um conta empresarial, cadastrada no G-Suit. Por sua vez, G Suite é um serviço do Google que oferece versões de vários produtos Google que podem ser personalizados de forma independente com o nome de domínio do cliente.

👉 Atenção: Se você tem facilidade com a tecnologia (ou pressa de aprender) vá direto para vídeo resumo no final deste post! 

Para computadores pessoais e notebooks não é necessário instalar aplicativos, mas para usar o serviço no Smartphone é necessário instalar o "Google Meet" pela Play Store.

Para os usuários do e-mail da UFT (seunome@mail.uft.edu.br) o serviço é liberado automaticamente, pelo endereço https://meet.google.com/ (ver figura 1) ou pelo e-mail (ver figura 2), vejamos:

Figura 01: Interface do Google Meet, pelo navegado Google Chrome.
Figura 2: Acessando o Googgle Meet pelo e-mail da UFT.
Após acessar o aplicativo siga os seguintes passos:
  1. Clique em Participar/iniciar reunião.
  2. Digite um apelido ou deixe o campo em branco para iniciar sua própria reunião. Clique em Continuar.
    Dica: você pode escolher qualquer apelido e compartilhá-lo com outras pessoas na sua organização como uma maneira rápida de participar da mesma reunião.
  3. Clique em Participar agora.
  4. Para adicionar alguém a uma reunião, escolha uma das seguintes opções:
    • Clique em Copiar informações sobre como participar  e cole os detalhes da reunião em um e-mail ou em outro app.
    • Clique em Adicionar pessoas Adicionar pessoas e escolha uma destas opções:
      • Na seção Convidar, selecione um nome ou digite um endereço de e-mail e clique em Enviar convite.
      • Na seção Ligar, digite um número de telefone e pressione Ligar Ligar.
O manuseio simples e autoexplicativo! 
Para aprender as principais funcionalidades assista o vídeo abaixo:


Vídeo Resumo:


























quarta-feira, 8 de abril de 2020

NTICs - aula 2: Apps de Webconferencia

Olá pessoal! Bem vindos!

Nesta aula falaremos sobre aplicativos de Web-conferências (reuniões online)!

DICA 👀: Web-conferência é um recurso tecnológico que possibilita conectar professores, tutores e  alunos, por meio da Internet, para a realização de eventos, aula online, defesa de TCC, dentre muito outros.

Assim como vários outros recursos, existem os pagos e os gratuitos (free), por obvio utilizaremos os recurso gratuitos!

Além da questão econômica, temos que analisar a praticidade, pois existem aplicativos que devem ser instalados e outros que não (os onlines). Aqui vai uma opinião bem pessoal: Prefiro os onlines!

Vamos conhecer quatro recursos! Três gratuitos, bem simples e práticos.

A ideia principal desta aula é fazer uso prático das ferramentas, mas logo abaixo temos um pequeno resumo das ferramentas. 

1 - Whatsapp (no máximo até quatro pessoas): Serve para defesa de TCC ou outras atividades com poucas pessoas. No geral, para conversas mais particulares!
Interface do whatsapp em chamada de vídeo em grupo


2 Google Hangouts (até 10 pessoas - https://hangouts.google.com/ ): Integrada ao Gmail, é completamente gratuito. A ferramenta de bate-papo do Google permite compartilhar a tela do computador e conversar com os outros membros da reunião em tempo real.


Interface do Google Hangouts 

3 - Google Meet (https://meet.google.com/) - Gratuito para teste 21 dias. Conecta várias pessoas, serve para os mais diversos fins! >> Clique aqui <<  para mais dicas!

Interface do google meet


4 - Youtube - Live com várias pessoas. Vantagem: Pode ser gravado automaticamente no canal.
Assista o vídeo abaixo para ver as principais dicas! Opinião pessoal: O que dever ser mais utilizado!






LEMBRETE: DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!

NTICs no ensino: aula 1

Olá participantes!  Sejam bem vindos!



Neste projeto (extensão, pesquisa, minicurso, formação continuada) o objetivo principal é discutir os aspectos práticos do uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs).

Durante o projeto utilizaremos as próprias NTICs, principalmente este blog onde se encontrarão as principais informações.

Espera-se que o curso seja dinâmico, que os participantes sejam proativos indicando quais as dúvidas e quais recursos desejam aprender/ensinar!

ATENÇÃO: Utilizarei este blog por ser mais simples, rápido e de certa forma ter fé pública já que as postagens e comentários ficam registrados pela própria plataforma!

A primeira ferramenta, por sugestão de um professor participante, será os aplicativos de Web conferências. Aguardem a aula 2!

Para interagir por meio dos comentários basta logar com e-mail do google (inclusive o da UFT).

Deixem na seção dos comentários suas sugestões de temas ou perguntas!

Suspensão do calendário acadêmico 2020-01

Caros Alunos!

O calendário acadêmico 2020-01 está suspenso, ou seja, não termos aulas presenciais e nem a distância!

Em reunião extraordinária na tarde desta segunda-feira (30), o Conselho Universitário da UFT (Consuni) deliberou pela suspensão do Calendário Acadêmico 2020 dos cursos presenciais de graduação.
A suspensão é por tempo indeterminado a partir de 31 de março de 2020, e leva em consideração as medidas de proteção para o enfrentamento da emergência de saúde pública gerada pela pandemia da Covid-19 (novo coronavírus).

Para mais informação  >> clique aqui <<