segunda-feira, 17 de julho de 2017

Plano de aula estágio 3 - completo



PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR
PLANO DE DISCIPLINAS
PERÍODO:  2017/2 
IDENTIFICAÇÃO
DISCIPLINA - Estágio III

CURSO: Matemática
CÂMPUS: Palmas
DOCENTE :  Paulo Alexandre Oliveira

CARGA HORÁRIATOTAL
CARGA HORÁRIA PRESENCIAL
CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL
60
24
36

EMENTA
Docência no Ensino Médio. Caracterização do planejamento, desenvolvimento e execução de projetos de atuação docente. Estudo da formação de professores de Matemática. Produção textual de estágio.

OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS
Geral: Socializar as experiencias vivenciadas pelo estagio, buscando compreender as relações e inter-relações constituintes do processo educativo e reconhecer a importância da pratica pedagógica relacionando a teoria e pratica na formação de futuro professor de matemática.
Específicos:
- Vivenciar o processo educativo quanto aos aspectos: planejamento, execução e avaliação;
- Entrar em contato com educadores, educandos e eventos ligados à educação;
- Propiciar condições para que o aluno de licenciatura reafirme sua vocação no campo de trabalho escolhido, considerando o Sistema Escolar Brasileiro;
- Elaborar planos de aula;
- Ministrar aulas de matemática no ensino médio;
-Elaborar e apresentar o relatório de estágio para o professor da disciplina de Estágio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – MÓDULO PRESENCIAL
AULA
DATA
ATIVIDADES
1

17/07/2017
Apresentação do plano da disciplina. Discussão sobre didática do ensino médio. Uso de novas tecnologias.

2
18/07/2017
Apresentação do plano da disciplina. Exposição da metodologia da aula. Discussão sobre as principais linhas pedagógicas.
3

19/07/2017
Atividade prática: Desenvolvimento de um plano de aula (ensino médio). Exposição do plano de aula.
4
20/07/2017
Discussão sobre as principais teorias pedagógicas para o ensino de matemática no ensino médio, leitura de artigos.
5
21/07/2017
Uso da tecnologia (e informática) no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio. Leitura de artigos, consulta a sites, blogs. Uso de jogos matemático.
6
22/07/2017
Mini-oficina: Programas e jogos matemáticos na prática (ensino médio). Elaboração de um miniprojeto.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – MODALIDADE TUTORIAL/SEMIPRESENCIAL
DATA
CONTÉÚDO
11/08/2017
Atividade de observação e análise das condições da Escola para o ensino de matemática; Atividade de observação e analise da comunidade escolar
25/08/2017
Acompanhamento e participação de atividades extraclasse na Escola; Acompanhamento e análise dos princípios e critérios para seleção e organização dos conteúdos matemáticos adotados pelos professores do ensino médio.
08/09/2017
Acompanhamento de aulas de matemática no ensino médio ministradas pelos professores da Escola; Elaboração do Relatório
22/09/2107
Preparação de planos de aula; Discussão com o professor de estágio sobre a melhor abordagem dos conteúdos
06/10/2017
Regência em sala de aula; Elaboração do Relatório
20/10/2017
 Discussão com o professor do estágio; Desenvolvimento de uma oficina pedagógica usando um recurso tecnológico.
10/11/2017
Elaboração do Relatório final; Discussão com professor do estágio; Entrega e apresentação do relatório final.


METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS DE ENSINO
1. ATIVIDADES PRESENCIAIS

Aulas expositivas do conteúdo. Mesa redondas para discussão de práticas docentes. Leitura de artigos científicos. Uso de computador, data show e softwares matemático. Convite de professores/pesquisadores da licenciatura em matemática para exposição de práticas pedagógicas.

2. ATIVIDADES A DISTÂNCIA

Estudo em casa com apoio do material de apoio eletrônico (site: www.paulo.mat.br ou blog: www.uftpaulo.blogspot.com). Estudo em grupo de alunos. Estágio em escola ou colégio. Uso de softwares e jogos matemáticos.




PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
1. ATIVIDADES PRESENCIAIS

Serão feitas as seguintes avaliações:
- Discursiva com questões relacionadas ao conteúdo ministrado em sala de aula.
- Dois planos de aulas elaborados pelos acadêmicos (ensino médio).
– Qualitativa e quantitativa dos minicurso e mini-aulas.

2. ATIVIDADES A DISTÂNCIA

Serão feitas as seguintes avaliações:
-Relatórios parciais.
- Relatório final do estágio.
– Questionário respondido pelo professor da escola.
– Alimentação dos blogs dos alunos e produção de mídias.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BICUDO, M. A. e BORBA, M. de C. (Orgs. ). Educação Matemática: Pesquisa em Movimento. São Paulo-SP: Cortez, 2004.
FIORENTINI, D. e LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: Percursos Teóricos e Metodológicos. Campinas-SP: Autores Associados, 2006. ( Coleção formação de professores).
MONTEIRO, A. e JUNIOR, G. P. A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo-SP: Moderna, 2001. – (Educacao em pauta: temas transversais).


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BAIL, V. S. Educação Matemática de Jovens e Adultos: Trabalho e Inclusão. Florianópolis-SC: Insular, 2002.
LORENZATO, S. Para Aprender Matemática. Campinas-SP: Autores Associados, 2006.
NOVOA, A. (org. ). Os Professores e Sua Formação. Lisboa, Portugal: D. Quixote, 1992.
BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio Brasília – MEC, 2000.





ASSINATURA DO PROFESSOR

CIENTE:
COORDENADOR (A) DO CURSO:____________________________________________________________________

Palmas – TO, 10 de maio de 2017



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários com conteúdo depreciativos, palavrões ou propagandas serão deletados. Seja responsável e educado. Atenciosamente, Prof. Paulo Alexandre Oliveira