PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR
PLANO DE DISCIPLINAS
PERÍODO:
2017/2
IDENTIFICAÇÃO
|
||
DISCIPLINA - Estágio III
|
CURSO: Matemática
|
|
CÂMPUS: Palmas
|
||
DOCENTE : Paulo Alexandre
Oliveira
|
||
CARGA
HORÁRIATOTAL
|
CARGA
HORÁRIA PRESENCIAL
|
CARGA
HORÁRIA SEMIPRESENCIAL
|
60
|
24
|
36
|
EMENTA
Docência
no Ensino Médio. Caracterização do planejamento, desenvolvimento e execução
de projetos de atuação docente. Estudo da formação de professores de
Matemática. Produção textual de estágio.
|
OBJETIVOS
GERAL E ESPECÍFICOS
Geral: Socializar as experiencias
vivenciadas pelo estagio, buscando compreender as relações e inter-relações
constituintes do processo educativo e reconhecer a importância da pratica
pedagógica relacionando a teoria e pratica na formação de futuro professor de
matemática.
Específicos:
-
Vivenciar o processo educativo quanto aos aspectos: planejamento, execução e
avaliação;
-
Entrar em contato com educadores, educandos e eventos ligados à educação;
-
Propiciar condições para que o aluno de licenciatura reafirme sua vocação no
campo de trabalho escolhido, considerando o Sistema Escolar Brasileiro;
-
Elaborar planos de aula;
-
Ministrar aulas de matemática no ensino médio;
-Elaborar
e apresentar o relatório de estágio para o professor da disciplina de
Estágio.
|
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO – MÓDULO PRESENCIAL
AULA
|
DATA
|
ATIVIDADES
|
1
|
17/07/2017
|
Apresentação
do plano da disciplina. Discussão sobre didática do ensino médio. Uso de
novas tecnologias.
|
2
|
18/07/2017
|
Apresentação
do plano da disciplina. Exposição da metodologia da aula. Discussão sobre as
principais linhas pedagógicas.
|
3
|
19/07/2017
|
Atividade
prática: Desenvolvimento de um plano de aula (ensino médio). Exposição do
plano de aula.
|
4
|
20/07/2017
|
Discussão
sobre as principais teorias pedagógicas para o ensino de matemática no ensino
médio, leitura de artigos.
|
5
|
21/07/2017
|
Uso
da tecnologia (e informática) no processo de ensino e aprendizagem no ensino
médio. Leitura de artigos, consulta a sites, blogs. Uso de jogos matemático.
|
6
|
22/07/2017
|
Mini-oficina:
Programas e jogos matemáticos na prática (ensino médio). Elaboração de um
miniprojeto.
|
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO – MODALIDADE TUTORIAL/SEMIPRESENCIAL
DATA
|
CONTÉÚDO
|
11/08/2017
|
Atividade
de observação e análise das condições da Escola para o ensino de matemática; Atividade
de observação e analise da comunidade escolar
|
25/08/2017
|
Acompanhamento
e participação de atividades extraclasse na Escola; Acompanhamento e análise
dos princípios e critérios para seleção e organização dos conteúdos
matemáticos adotados pelos professores do ensino médio.
|
08/09/2017
|
Acompanhamento
de aulas de matemática no ensino médio ministradas pelos professores da Escola;
Elaboração do Relatório
|
22/09/2107
|
Preparação
de planos de aula; Discussão com o professor de estágio sobre a melhor
abordagem dos conteúdos
|
06/10/2017
|
Regência
em sala de aula; Elaboração do Relatório
|
20/10/2017
|
Discussão com o professor do estágio;
Desenvolvimento de uma oficina pedagógica usando um recurso tecnológico.
|
10/11/2017
|
Elaboração
do Relatório final; Discussão com professor do estágio; Entrega e apresentação
do relatório final.
|
METODOLOGIA
E PROCEDIMENTOS DE ENSINO
1.
ATIVIDADES PRESENCIAIS
|
Aulas
expositivas do conteúdo. Mesa redondas para discussão de práticas docentes.
Leitura de artigos científicos. Uso de computador, data show e softwares
matemático. Convite de professores/pesquisadores da licenciatura em
matemática para exposição de práticas pedagógicas.
|
2.
ATIVIDADES A DISTÂNCIA
|
Estudo
em casa com apoio do material de apoio eletrônico (site: www.paulo.mat.br ou
blog: www.uftpaulo.blogspot.com). Estudo em grupo de alunos. Estágio em
escola ou colégio. Uso de softwares e jogos matemáticos.
|
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÃO
1.
ATIVIDADES PRESENCIAIS
|
Serão
feitas as seguintes avaliações:
-
Discursiva com questões relacionadas ao conteúdo ministrado em sala de aula.
-
Dois planos de aulas elaborados pelos acadêmicos (ensino médio).
–
Qualitativa e quantitativa dos minicurso e mini-aulas.
|
2.
ATIVIDADES A DISTÂNCIA
|
Serão
feitas as seguintes avaliações:
-Relatórios
parciais.
-
Relatório final do estágio.
–
Questionário respondido pelo professor da escola.
–
Alimentação dos blogs dos alunos e produção de mídias.
|
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
BICUDO, M. A. e BORBA, M. de C.
(Orgs. ). Educação Matemática: Pesquisa em Movimento. São Paulo-SP: Cortez, 2004.
FIORENTINI, D. e LORENZATO, S. Investigação em Educação
Matemática: Percursos Teóricos e Metodológicos. Campinas-SP: Autores Associados,
2006. ( Coleção formação de professores).
MONTEIRO, A. e JUNIOR, G. P. A Matemática e os Temas
Transversais. São Paulo-SP: Moderna, 2001. – (Educacao em pauta: temas
transversais).
|
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
BAIL, V. S. Educação Matemática de
Jovens e Adultos: Trabalho e Inclusão. Florianópolis-SC: Insular, 2002.
LORENZATO, S. Para Aprender Matemática. Campinas-SP: Autores Associados,
2006.
NOVOA, A.
(org. ). Os
Professores e Sua Formação. Lisboa, Portugal: D. Quixote, 1992.
BRASIL
- SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. Parâmetros Curriculares
Nacionais: Ensino Médio Brasília – MEC, 2000.
|
ASSINATURA DO
PROFESSOR
CIENTE:
COORDENADOR (A) DO CURSO:____________________________________________________________________
Palmas – TO, 10 de maio de 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários com conteúdo depreciativos, palavrões ou propagandas serão deletados. Seja responsável e educado. Atenciosamente, Prof. Paulo Alexandre Oliveira